China estratégia nacional de conservação da biodiversidade e plano de ação
Estratégia Nacional de Biodiversidade do Sri Lanka e Plano de Ação.
Foto: © IUCN / Naalin Perera.
Título do projeto: Preparação da Estratégia Nacional de Biodiversidade do Sri Lanka e Plano de Ação (NBSAP) para 2016-2022.
Localização: Sri Lanka.
Duração: julho de 2015 a abril de 2016.
Antecedentes do Projeto: O Sri Lanka, juntamente com os Gates Ocidentais, é um dos 34 "hotspots de biodiversidade" do mundo, com uma grande proporção de espécies endêmicas e uma alta dependência de sua biodiversidade para o turismo e outras atividades sociais e econômicas. O Sri Lanka ratificou a Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CDB) em 1994. O Artigo 6 da CDB exige que as partes contratantes desenvolvam uma Estratégia Nacional de Biodiversidade e Plano de Ação (NBSAP), ou um instrumento equivalente. Essa estratégia atua como o principal instrumento para a implementação da conservação da biodiversidade, tanto no nível nacional quanto global. A CDB também enfatiza que o NBSAP deve corresponder às necessidades e contexto locais e ser realisticamente implementável. Para atingir as Metas de Biodiversidade de Aichi, também é proposto que o processo da NBSAP inclua a adoção de ferramentas globais e desenvolvimento de capacidade.
Em resposta à sua obrigação para com a CDB, o Sri Lanka desenvolveu a Estratégia para a Conservação eo Uso Sustentável da Diversidade Biológica em 1994, e o Plano de Ação de Conservação da Biodiversidade (BCAP) sob o título Conservação da Biodiversidade no Sri Lanka: Um quadro de ação em 1998. Embora tenha sido feito um adendo ao BCAP em 2007 para abordar várias questões-chave, o último NBSAP do Sri Lanka, publicado em 1999, precisa ser atualizado, pois não reflete totalmente os desenvolvimentos rápidos de infra-estrutura pós-conflito, ameaças atuais, novos desenvolvimentos globais. - incluindo as Metas de Biodiversidade de Aichi - todas elas essenciais para a integração da conservação da biodiversidade.
De acordo com a 10ª reunião da Conferência das Partes (COP) da CDB, recomendou-se que as NBSAPs fossem revisadas, atualizadas e revisadas, conforme apropriado, de acordo com o plano estratégico da CDB e as orientações adotadas, incluindo a integração de metas nacionais nas NBSAPs. Em resposta, a Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, o ponto focal para implementar a CDB no Sri Lanka, iniciou o processo de revisão da NBSAP do Sri Lanka com a ajuda do "Planejamento Nacional da Biodiversidade para Apoiar a Implementação do Fundo". o plano estratégico da CDB para o Plano Estratégico 2011-2020 no Sri Lanka ". O Ministério do Desenvolvimento e Meio Ambiente Mahaweli, o ministério focal da CBD no Sri Lanka, nomeou a IUCN para prestar assistência técnica e liderar a revisão e atualização do NBSAP do Sri Lanka cobrindo o peirod 2016 - 2022.
Depois de realizar uma série de workshops e sessões de compartilhamento de informações, consultivas e participativas, voltadas para as partes interessadas, a IUCN propôs um esboço da NBSAP que foi revisado e finalizado após receber as contribuições das partes interessadas. Intervenientes em nível nacional do setor de conservação de biodiversidade in situ e ex situ, setor de alimentos e nutrição, setor de mudança climática e desenvolvimento e setor costeiro e marítimo participaram junto com o Comitê de Especialistas em Biodiversidade, nomeado pela Secretaria de Biodiversidade.
Objetivos do projeto:
Desenvolver a estratégia do país e o plano de ação para integrar as questões de conservação da biodiversidade nas políticas, planos e programas setoriais e intersetoriais. Definir metas nacionais de conservação da biodiversidade de acordo com a estrutura do plano estratégico para a biodiversidade 2011-2020, incluindo as metas de Aichi. Assegurar o Compromisso Societal Inclusivo no desenvolvimento, implementação e atualização de NBSAPs. Estabelecer disposições para o planejamento da biodiversidade para estados, províncias, cidades e outras autoridades locais para desenvolver uma estratégia de biodiversidade e um plano de ação subnacionais. Incorporar considerações de gênero no desenvolvimento e implementação de NBSAPs.
Documento final da NBSAP (2016-2022) que é aceito pelas agências de stakeholders como uma estratégia viável e um plano de ação relevante ao contexto do país.
Doador / s: Secretariado da Biodiversidade, Ministério do Desenvolvimento e Meio Ambiente Mahaweli.
Estratégia nacional de conservação da biodiversidade e plano de ação
A fim de orientar melhor a conservação da biodiversidade na China, a Administração Estatal de Proteção Ambiental (SEPA) lidera a elaboração do Plano Estratégico Nacional de Ação e Biodiversidade da China (NBSAP) juntamente com outros ministérios relacionados, Wu Xiaoqing, vice-ministro da SEPA. em 6 de março no Workshop Internacional sobre Biodiversidade e Mudança Climática em Pequim.
Wu Xiaoqing, vice-ministro da Administração Estatal de Proteção Ambiental.
A NBSAP seria uma versão atualizada do Plano de Ação de Conservação da Biodiversidade (BCAP) que foi lançado e implementado no país em 1994.
De acordo com o vice-ministro, o NBSAP incluiria sete partes, incluindo status quo, análise de lacunas, estratégia, prioridades, etc .; várias seções seriam elaboradas para tópicos especiais referentes a áreas e prioridades fundamentais em torno da implementação da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CBD), que a China ratificou em 1993.
Wu destacou o fato de que durante a elaboração do NBSAP, um grupo de trabalho especial para mudança climática e biodiversidade foi criado especificamente para esboçar a Estratégia e Plano de Ação da China sobre Biodiversidade e Mudança Climática dentro do Programa Nacional de Mudança Climática da China.
"O grupo analisará a situação atual relativa à mitigação e adaptação da biodiversidade às mudanças climáticas. Com base nos resultados, proporá prioridades e um plano de ação e estratégia correspondente, com uma série de medidas de garantia", explicou Wu no workshop.
Com 17.300 espécies de plantas com flores e 667 vertebrados endêmicos, a China é um dos países mais ricos em biodiversidade do mundo, ostentando muitos gêneros e espécies únicas, incluindo flora e fauna antigas e espécies animais ricas e raras.
De acordo com as estatísticas da SEPA, 2.395 reservas naturais foram estabelecidas até o final de 2006. As reservas cobrem 1.515 milhões de quilômetros quadrados, representando 15,2% da área total da China.
Enquanto isso, projetos de plantio de árvores e reflorestamento, iniciativas de controle da poluição e programas de mecanismo de desenvolvimento limpo têm contribuído ativamente para o controle das emissões de gases de efeito estufa e a redução das perdas de biodiversidade.
Estratégia nacional de conservação da biodiversidade e plano de ação
O governo da China sempre adotou uma atitude ativa para formular a estratégia nacional e o plano de ação para a conservação da biodiversidade. Já em 1987, o Comitê de Proteção Ambiental do Conselho de Estado emitiu o “Programa de Conservação da Natureza” da China. Este programa abordou principalmente questões de conservação de ecossistemas e espécies. Em 1991, quando a negociação da CDB estava em andamento, o NEPA solicitou ao GEF assistência para a formulação do “Plano de Ação de Conservação da Biodiversidade da China”, que também foi apoiado pelo PNUD e pelo Banco Mundial. Este projecto foi iniciado em 1992. A sua implementação foi liderada pelo NEPA com a participação da Comissão Estatal de Planeamento, Comissão Estatal de Ciência e Tecnologia, Ministério das Finanças, Ministério da Construção, Ministério da Segurança Pública, Ministério da Agricultura, Ministério das Florestas, Academia Chinesa de Ciências e Administração Oceânica do Estado. Após dois anos de trabalho, este projeto foi concluído em 1993. A China lançou oficialmente este plano de ação em junho de 1994.
1 Principais Objetivos e Ações no Plano de Ação.
De acordo com suas obrigações sob a CDB e as necessidades presentes e futuras de conservação e utilização sustentável da biodiversidade, este plano propôs os objetivos para sete áreas e 26 opções de ação. De acordo com a importância, a urgência e a operacionalidade prática da conservação, dezoito projetos prioritários para implementação imediata foram identificados.
(1) Objetivo de Fortalecer os Estudos Fundamentais sobre Biodiversidade.
Ação 1 Realizar uma avaliação abrangente da situação atual e do valor econômico da biodiversidade na China;
Ação 2 Estabelecer um sistema biológico de zoneamento geográfico para a conservação da biodiversidade.
(2) Objetivo Melhorar a rede de reservas naturais nacionais e outras áreas protegidas.
Acção 3 Analisar de forma abrangente a distribuição e o estado actual das reservas naturais, de modo a avaliar a representação e eficácia do sistema nacional de reservas naturais;
Ação 4 Adotar medidas para fortalecer a capacidade de conservação das reservas naturais existentes;
Ação 5 Estabelecer novas reservas naturais em áreas com necessidade urgente de conservação da biodiversidade, para selecionar locais para reservas naturais de florestas, pastagens, zonas úmidas, água doce, ecossistemas marinhos e parentes silvestres de culturas e animais domesticados.
(3) Objetivo Proteger espécies selvagens significativas para a biodiversidade.
Acção 6 Avaliar o estado actual das espécies nas reservas naturais, incluindo caça e outros factores ameaçadores;
Ação 7 Identificar a prioridade para conservação de espécies silvestres de acordo com a importância da biodiversidade e seu grau de ameaça;
Acção 8 Realizar um inquérito sobre o comércio de animais e plantas selvagens;
Acção 9 Examinar as instalações para a conservação ex situ de animais e plantas e a eficácia da protecção de espécies prioritárias;
Ação 10 Formular o plano para a conservação de várias espécies de acordo com a análise abrangente de medidas de conservação ex situ e in-situ, levando em consideração vários limites para retornar à natureza aquelas espécies criadas em instalações de conservação ex-situ;
Acção 11 Melhorar a gestão ex situ de espécies protegidas;
Acção 12 Realizar investigação científica e tecnológica para apoiar a implementação de acções recomendadas em Objectivo.
(4) Objetivo Proteger os recursos genéticos de culturas e animais domesticados.
Ação 13 Proteger os recursos genéticos das culturas, pastagens e legumes;
Ação 14 Proteger os recursos genéticos de animais domesticados;
Ação 15 Proteger os recursos genéticos das árvores madeireiras.
(5) Conservação objetiva in situ fora das reservas naturais.
Ação 16 Incorporar a conservação da biodiversidade no plano econômico nacional;
Ação 17 Adotar medidas de negócios de madeira favoráveis à conservação da biodiversidade;
Acção 18 Promover medidas de ecoturismo;
Acção 19 Proteger a vegetação principal ou os habitats fora das reservas naturais e proibir ou controlar estritamente a exploração de prados e zonas húmidas;
Ação 20 Proteger a costa e o meio ambiente marinho.
(6) Objetivo Estabelecer a rede nacional de informação e monitoramento da biodiversidade.
Ação 21 Unificar normas de informação e técnicas de monitoramento;
Ação 22 Melhorar e estabelecer redes departamentais de informação e monitoramento;
Ação 23 Estabelecer o sistema nacional de informação e monitoramento envolvendo as redes departamentais relevantes para a conservação da biodiversidade na China.
(7) Objetivo Coordenar a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento sustentável.
Ação 24 Estabelecer áreas de exploração e conservação da biodiversidade;
Ação 25 Estabelecer modelos econômicos regionais para coordenar a conservação e a utilização sustentável da biodiversidade;
Acção 26 Realizar demonstração de criação e gestão de reserva natural.
2 Ecossistemas Prioritários Protegidos Identificados no Plano de Ação.
Áreas prioritárias protegidas no ecossistema florestal: 80 reservas naturais em 27 regiões importantes, entre as quais 11 em regiões tropicais, 55 em regiões subtropicais e 14 em regiões temperadas;
Áreas protegidas importantes nos ecossistemas de pastagens e deserto: 24 reservas naturais, entre as quais há 6 com significado internacional e 18 com significado doméstico;
Áreas protegidas importantes nos ecossistemas de zonas húmidas e hídricas: 29 reservas naturais, entre as quais 16 com significado internacional e 13 com significado nacional;
Importantes áreas protegidas nos ecossistemas marinhos e costeiros: 23 reservas naturais, entre as quais 7 para o ecossistema marinho e insular, 4 para ecossistema de recife de coral, 7 para ecossistema estuário e 5 para ecossistema de mangal.
3 Espécies Protegidas Prioritariamente Identificadas no Plano de Ação.
79 espécies de mamíferos, entre os quais há 60 com significado internacional e 19 com significado doméstico;
287 espécies de aves, entre as quais 58 são de espécies protegidas prioritárias e 229 endémicas protegidas;
12 répteis, entre os quais há 4 sob proteção de primeira classe e 8 sob proteção de segunda classe;
5 anfíbios, entre os quais há 3 sob proteção de primeira classe e 2 sob proteção de segunda classe;
28 peixes, entre os quais 10 sob proteção de primeira classe, 11 sob proteção de segunda classe e 7 sob proteção de terceira classe;
38 insetos, entre os quais 2 sob proteção de primeira classe, 11 sob proteção de segunda classe e 25 borboletas protegidas;
16 invertebrados marinhos, dos quais 2 sob protecção de primeira classe, 12 sob protecção de segunda classe e 2 para protecção de terceira classe;
151 plantas, das quais 6 pteridófitas, 17 plantas de gimnosperma e 128 angiospermas;
9 animais domesticados, incluindo 19 variedades;
18 locais para remanescentes de plantas silvestres, incluindo 15 parentes silvestres das culturas.
Estratégia nacional de conservação da biodiversidade e plano de ação
O Dia Mundial da Vida Selvagem é comemorado anualmente no dia 3 de março, o dia da assinatura da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES) em 1973. Dia Mundial da Vida Selvagem 2018, celebrado sob o tema & ldquo; Grandes felinos: predadores sob ameaça & rdquo ;.
Registre-se no Departamento de Resíduos da DEA.
Um Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos de Resíduos da Indústria (IIWTMP) para pneus inservíveis foi aprovado pelo Hon Ministro B E E Molewa em novembro de 2012 e tem sido implementado pela REDISA desde então. Desde então, a DEA estabeleceu o Departamento de Resíduos em termos da seção 34A (1) da Lei Nacional de Gestão Ambiental & ndash; Lei de Resíduos, 2008 (Lei Nº 59 de 2008).
Aviso geral sobre a decisão de alocação de permissões do BBWW e do WSCD 2017.
O Departamento de Assuntos Ambientais publicou um aviso geral para as decisões sobre a observação de baleias baseada em barcos (BBWW) e o mergulho em gaiola de tubarão branco (WSCD) permite o processo de alocação de 2017. Os avisos servem para definir os critérios, o processo e a metodologia as decisões sobre alocação de licenças nos setores BBWW e WSCD.
3ª Economia da Biodiversidade Indaba.
A 3ª Economia Nacional da Biodiversidade, Indaba, será realizada de 8 a 10 de março de 2018, na Província do Cabo Oriental. Este evento se concentrará principalmente em buscar construir as bases bem-sucedidas para realizar uma Plataforma Única de Comércio e Investimento da Economia da Biodiversidade na África.
Projecto de Plano de Gestão do Estuário do Rio Búfalo para comentários públicos.
A Ministra Edna Molewa publicou no dia 16 de fevereiro de 2018 no Aviso do Governo No. 116, no Diário Oficial do Governo No.41445, o esboço do Plano de Manejo do Rio Búfalo para comentários públicos. Os comentários públicos escritos devem ser enviados dentro de 30 dias da publicação do aviso.
Regulamentos da AIA ao solicitar o desenvolvimento de infraestruturas de redes elétricas e atividades de desenvolvimento de energias renováveis.
O Ministro Molewa, nos termos da seção 24 (5) (a) e (b) da NEMA, 1998 e a Regra 15 dos Regulamentos EIA, previam os procedimentos a serem seguidos na solicitação de atividades de desenvolvimento de infra-estrutura de redes elétricas e na solicitação de recursos renováveis. atividades de desenvolvimento energético.
Ministro Molewa nomeia a EAPA da África do Sul.
A Ministra Edna Molewa nomeou a Associação de Praticantes de Avaliação Ambiental da África do Sul (EAPASA) como a única autoridade de registro nos termos da Seção 24H da NEMA por um período de cinco anos, com vigência a partir de 08 de fevereiro de 2018.
20 de fevereiro de 2018 - O Departamento de Assuntos Ambientais (DEA) aplaudiu um grupo de Monitores Ambientais (EM), também conhecidos como Maeba (Doves), pelo seu trabalho impecável voltado para combater o flagelo da caça furtiva de rinocerontes na área de Hoedspruit. Com pelo menos 1 659 jovens sul-africanos a participarem no Programa de Monitores Ambientais.
20 de fevereiro de 2018 - A ministra do Meio Ambiente, Dra. Edna Molewa, publicou no dia 16 de fevereiro de 2018, publicado no Aviso do Governo No. 116 no Diário Oficial do Governo No. 41445 do Plano de Manejo do Rio Búfalo para comentário público. O EMP Buffalo River foi desenvolvido em termos de NEM: ICMA24 de 2008.
15 de fevereiro de 2018 - O Departamento de Assuntos Ambientais (DEA) mostrará o trabalho dos Monitores Ambientais (EM) em sua luta para conter o flagelo da caça de rinocerontes nas partes orientais do Parque Nacional Kruger, na fronteira com a área de Hoedspruit, em Limpopo. Com pelo menos 1 620 jovens sul-africanos participando do programa Monitores Ambientais em todo o país.
13 de fevereiro de 2018 - A Ministra de Assuntos Ambientais, Dr Edna Molewa nomeou a Associação de Praticantes de Avaliação Ambiental da África do Sul (EAPASA) como única autoridade de registro nos termos da Seção 24H da Lei Nacional de Gestão Ambiental (NEMA) por um período de cinco anos. anos, com vigência a partir de 08 de fevereiro de 2018.
12 de fevereiro de 2018 - O Departamento de Assuntos Ambientais dará as boas-vindas à SA Agulhas II, quando retornar da Antártica na terça-feira, 13 de fevereiro de 2018, no East Pier Quay, V & A Waterfront Cape Town. A bordo do navio estará a equipe de expedição do SANAE 56, a equipe de apoio do DEA.
Estratégia nacional de conservação da biodiversidade e plano de ação
A China estava tentando ativamente lidar com a questão revisando medidas de conservação, aperfeiçoando a legislação, aumentando o financiamento e incentivando a ampla participação do público, disse Wang Dehui, vice-diretor-geral do Departamento de Proteção Ambiental e Ecológica da Administração Estatal de Proteção Ambiental.
A vida selvagem estava diminuindo constantemente na China como resultado da degradação do habitat e da exploração excessiva. Das 640 espécies ameaçadas listadas pela International Endangered Species Trade Convention, 156, ou cerca de 25%, estavam na China, Wang disse em um workshop sobre o "Global Environmental Facility (GEF) e Environmental Protection Facility na China".
Ele disse que o ambiente da China também está sendo danificado por espécies exóticas invasoras, e as perdas econômicas anuais foram de mais de 50 bilhões de yuans (US $ 6,1 bilhões). De acordo com uma pesquisa preliminar, metade das 100 espécies menos invasoras do mundo listadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais entraram na China.
A China ficou em quarto lugar, depois dos Estados Unidos, Canadá e Argentina, na liberação de culturas transgênicas para o meio ambiente, incluindo experimentos de campo e produção comercial, causando um potencial crescente risco à biodiversidade, ao meio ambiente e à saúde humana, disse ele.
Wang disse que o oeste da China era a área de biodiversidade mais rica do país e que era globalmente importante, mas se tornou uma questão urgente para a China conservar a biodiversidade durante a construção após a implementação da Estratégia de Desenvolvimento da China Ocidental.
A China estava revisando seu Plano Nacional de Conservação da Biodiversidade, acrescentando novas regulamentações sobre biossegurança, espécies exóticas invasoras e acesso e participação nos recursos genéticos, em um esforço para incorporar a conservação da biodiversidade à exploração de recursos no oeste da China, construção econômica e desenvolvimento , ele disse.
O Plano Nacional de Décima Quinquenal (2001-2005) da China para Proteção Ambiental especificou um investimento de 50 bilhões de yuans (US $ 6,1 bilhões) para projetos prioritários de biodiversidade e meio ambiente, e 10 bilhões de yuans (US $ 1,2 bilhão) para fortalecer a capacidade básica nacional. edifício, disse Wang.
Estratégia de Biodiversidade e Plano de Ação para a Província de Yunnan: TA 46089.
A conservação da biodiversidade na República Popular da China (RPC) é conduzida no âmbito da Estratégia Nacional de Biodiversidade e Plano de Ação (NBSAP), 2011 - a 2030. A República Popular da China iniciou metas de conservação ambiciosas sob o seu NBSAP e exige que todas as províncias preparem BSAPs em nível provincial.
Província de Yunnan é um hotspot global de biodiversidade. Localizado no sudoeste da República Popular da China, ele suporta mais de 50% das espécies de plantas vasculares e da fauna de vertebrados da RPC, 16% de sua flora endêmica e 73% de seus animais prioritários protegidos (243 de 335 espécies). Os ecossistemas variam de florestas subtropicais de terras baixas a pantanais e glaciares de grande altitude. A província abrange partes das cabeceiras e partes inferiores dos seis principais rios: o Dulong (Irrawaddy), Lancang (Mekong), Nu Jiang (Salween), Jinsha (Changhong), Hong (Vermelho) e Nanpan (Pérola). Estes se estendem por mais de 1.000 km, através de outras províncias da República Popular da China ou das nações a jusante do Camboja, República Popular Democrática do Laos (Laos), Mianmar, Tailândia e Vietnã.
Como parte da sub-região do Grande Mekong (GMS), Yunnan compartilha mais de 4.000 km de fronteiras internacionais com Mianmar, Laos e Vietnã. Estas áreas e rios transfronteiriços suportam zonas húmidas e florestas globalmente significativas e fornecem serviços ecossistémicos críticos para mais de 100 milhões de pessoas. Yunnan tem um papel fundamental na manutenção de florestas regionais e recursos hídricos para a sub-região. Infelizmente, como está acontecendo em outros lugares nos GMs, o desenvolvimento econômico intensivo em Yunnan está resultando em perda e degradação de recursos naturais.
O BSAP de Yunnan, aprovado em 2013, esteve entre os primeiros do país. Apesar desse passo positivo, as análises das agências nacionais e das organizações da sociedade civil (OSCs) identificaram a necessidade de mais apoio técnico para fortalecer o BSAP.
O governo da República Popular da China solicitou apoio financeiro do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) e TA 46089-PRC: Estratégia de Biodiversidade e Plano de Ação para a Província de Yunnan foi implementada posteriormente, a partir de 2013 & ndash; 2014. O resultado esperado do projeto foi uma estrutura provincial estabelecida para a conservação da biodiversidade na província de Yunnan.
O projeto entregou três resultados: (i) análise e revisão técnica das prioridades de conservação biológica listadas no BSAP concluídas; (ii) Plano de Ação Quinquenal para o BSAP preparado; e (iii) fortalecimento da capacidade do governo em planejamento de conservação.
Uma equipe de consultores nacionais e internacionais foi recrutada e trabalhou em estreita colaboração com o Departamento de Proteção Ambiental de Yunnan (YEPD), uma ampla gama de agências provinciais e CSOs, e o ADB para revisar e fortalecer o BSAP. O financiamento foi fornecido pelo BAD e pelo Fundo Fiduciário de Multidoadores, no âmbito do Mecanismo de Parceria para Financiamento da Água. O projeto resultou em:
classificação abrangente das prioridades provinciais de conservação (mais de 340 flora, 240 fauna e 36 ecossistemas, foram avaliados); preparação do primeiro Plano de Ação Quinquenal de Yunnan para implementar o BSAP; análise em escala provincial dos impactos das mudanças climáticas na biodiversidade em Yunnan; três folhetos informativos sobre o BSAP, biodiversidade e mudanças climáticas; treinamento em conservação para mais de 220 funcionários de 21 departamentos; maior conscientização do BSAP; uma abordagem participativa que envolveu mais de 16 OSCs e várias agências governamentais; e estreita colaboração com o Programa de Meio Ambiente da Região da Sub-região do Grande Mekong (CEP).
A oportunidade de colaboração com o CEP foi reconhecida no início do planejamento do projeto e resultou em troca de informações, revisão conjunta de documentos, participação do CEP nas missões de revisão do TA e disseminação dos resultados do AT para os seis países do GMS. O TA foi concluído em dezembro de 2014. Desde então, o CEP continuou apoiando o YEPD com os resultados da AT, com base em algumas das Ações Prioritárias listadas no Plano de Ação Quinquenal, e continuando com o fornecimento de apoio técnico e financeiro para as atividades de AT. conservação da biodiversidade em Yunnan.
Data de publicação: 11 de maio de 2015.
Última atualização: 23 de abril de 2017.
Capacitação para Modelagem de Mudanças no Uso da Terra (2014–2017)
O uso da terra está mudando constantemente na sub-região do Grande Mekong. Ao mesmo tempo, os processos de planejamento do uso da terra são freqüentemente mal informados, arriscando decisões que podem levar a custos sociais e ambientais que superam os benefícios pretendidos.
Kunming Hosts Seminário de Capacitação sobre Modelagem de Mudanças no Uso da Terra.
Os planejadores de uso da terra em Yunnan foram apresentados a uma nova aplicação de modelagem de mudanças no uso da terra em um evento de conscientização e capacitação realizado em Kunming de 21 a 25 de setembro.
O software de modelagem CLUMondo ajuda os planejadores a projetar o tipo, a escala e a localização da demanda futura por terra. Quando combinada com outras ferramentas, como a Avaliação Espacial Multicritério, ela permite que as decisões de uso da terra equilibrem melhor considerações econômicas, sociais e ambientais.
Financiado pelo Programa de Meio Ambiente do GMS (CEP), uma versão melhorada do software foi desenvolvida recentemente e um programa de capacitação está sendo implementado para os seis países GMS.
Com o apoio do CEP, o Instituto de Ciências Ambientais de Yunnan (YIES) e a Universidade Livre de Amsterdã organizaram conjuntamente o seminário para apresentar o CLUMondo aos planejadores e tomadores de decisão de Yunnan e também para ampliar o entendimento sobre os benefícios das tecnologias de simulação de mudança do uso da terra.
O objetivo de longo prazo é desenvolver uma rede de instituições acadêmicas para fornecer apoio de modelagem a agências governamentais relevantes.
Cerca de 30 participantes participaram do seminário, incluindo representantes de:
YIES Yunnan Planejamento Urbano e Rural e Instituto de Design Instituto de Design da Província de Yunnan Instituto de Planejamento e Planejamento de Pesquisa Florestal de Yunnan, Administração Florestal Estatal de Pesquisa e Design Institute, Centro de Informações Geográficas Básicas de Yunnan, Centro de Avaliação de Engenharia Ambiental de Yunnan.
Centro de Operações do Ambiente GMS.
Os escritórios da Central World, 23rd Fl, 999/9 Rama 1 Road, Pathumwan, Bangkok, 10330 Tailândia.
O governo da China sempre adotou uma atitude ativa para formular a estratégia nacional e o plano de ação para a conservação da biodiversidade. Já em 1987, o Comitê de Proteção Ambiental do Conselho de Estado emitiu o “Programa de Conservação da Natureza” da China. Este programa abordou principalmente questões de conservação de ecossistemas e espécies. Em 1991, quando a negociação da CDB estava em andamento, o NEPA solicitou ao GEF assistência para a formulação do “Plano de Ação de Conservação da Biodiversidade da China”, que também foi apoiado pelo PNUD e pelo Banco Mundial. Este projecto foi iniciado em 1992. A sua implementação foi liderada pelo NEPA com a participação da Comissão Estatal de Planeamento, Comissão Estatal de Ciência e Tecnologia, Ministério das Finanças, Ministério da Construção, Ministério da Segurança Pública, Ministério da Agricultura, Ministério das Florestas, Academia Chinesa de Ciências e Administração Oceânica do Estado. Após dois anos de trabalho, este projeto foi concluído em 1993. A China lançou oficialmente este plano de ação em junho de 1994.
1 Principais Objetivos e Ações no Plano de Ação.
De acordo com suas obrigações sob a CDB e as necessidades presentes e futuras de conservação e utilização sustentável da biodiversidade, este plano propôs os objetivos para sete áreas e 26 opções de ação. De acordo com a importância, a urgência e a operacionalidade prática da conservação, dezoito projetos prioritários para implementação imediata foram identificados.
(1) Objetivo de Fortalecer os Estudos Fundamentais sobre Biodiversidade.
Ação 1 Realizar uma avaliação abrangente da situação atual e do valor econômico da biodiversidade na China;
Ação 2 Estabelecer um sistema biológico de zoneamento geográfico para a conservação da biodiversidade.
(2) Objetivo Melhorar a rede de reservas naturais nacionais e outras áreas protegidas.
Acção 3 Analisar de forma abrangente a distribuição e o estado actual das reservas naturais, de modo a avaliar a representação e eficácia do sistema nacional de reservas naturais;
Ação 4 Adotar medidas para fortalecer a capacidade de conservação das reservas naturais existentes;
Ação 5 Estabelecer novas reservas naturais em áreas com necessidade urgente de conservação da biodiversidade, para selecionar locais para reservas naturais de florestas, pastagens, zonas úmidas, água doce, ecossistemas marinhos e parentes silvestres de culturas e animais domesticados.
(3) Objetivo Proteger espécies selvagens significativas para a biodiversidade.
Acção 6 Avaliar o estado actual das espécies nas reservas naturais, incluindo caça e outros factores ameaçadores;
Ação 7 Identificar a prioridade para conservação de espécies silvestres de acordo com a importância da biodiversidade e seu grau de ameaça;
Acção 8 Realizar um inquérito sobre o comércio de animais e plantas selvagens;
Acção 9 Examinar as instalações para a conservação ex situ de animais e plantas e a eficácia da protecção de espécies prioritárias;
Ação 10 Formular o plano para a conservação de várias espécies de acordo com a análise abrangente de medidas de conservação ex situ e in-situ, levando em consideração vários limites para retornar à natureza aquelas espécies criadas em instalações de conservação ex-situ;
Acção 11 Melhorar a gestão ex situ de espécies protegidas;
Acção 12 Realizar investigação científica e tecnológica para apoiar a implementação de acções recomendadas em Objectivo.
(4) Objetivo Proteger os recursos genéticos de culturas e animais domesticados.
Ação 13 Proteger os recursos genéticos das culturas, pastagens e legumes;
Ação 14 Proteger os recursos genéticos de animais domesticados;
Ação 15 Proteger os recursos genéticos das árvores madeireiras.
(5) Conservação objetiva in situ fora das reservas naturais.
Ação 16 Incorporar a conservação da biodiversidade no plano econômico nacional;
Ação 17 Adotar medidas de negócios de madeira favoráveis à conservação da biodiversidade;
Acção 18 Promover medidas de ecoturismo;
Acção 19 Proteger a vegetação principal ou os habitats fora das reservas naturais e proibir ou controlar estritamente a exploração de prados e zonas húmidas;
Ação 20 Proteger a costa e o meio ambiente marinho.
(6) Objetivo Estabelecer a rede nacional de informação e monitoramento da biodiversidade.
Ação 21 Unificar normas de informação e técnicas de monitoramento;
Ação 22 Melhorar e estabelecer redes departamentais de informação e monitoramento;
Ação 23 Estabelecer o sistema nacional de informação e monitoramento envolvendo as redes departamentais relevantes para a conservação da biodiversidade na China.
(7) Objetivo Coordenar a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento sustentável.
Ação 24 Estabelecer áreas de exploração e conservação da biodiversidade;
Ação 25 Estabelecer modelos econômicos regionais para coordenar a conservação e a utilização sustentável da biodiversidade;
Acção 26 Realizar demonstração de criação e gestão de reserva natural.
2 Ecossistemas Prioritários Protegidos Identificados no Plano de Ação.
Áreas prioritárias protegidas no ecossistema florestal: 80 reservas naturais em 27 regiões importantes, entre as quais 11 em regiões tropicais, 55 em regiões subtropicais e 14 em regiões temperadas;
Áreas protegidas importantes nos ecossistemas de pastagens e deserto: 24 reservas naturais, entre as quais há 6 com significado internacional e 18 com significado doméstico;
Áreas protegidas importantes nos ecossistemas de zonas húmidas e hídricas: 29 reservas naturais, entre as quais 16 com significado internacional e 13 com significado nacional;
Importantes áreas protegidas nos ecossistemas marinhos e costeiros: 23 reservas naturais, entre as quais 7 para o ecossistema marinho e insular, 4 para ecossistema de recife de coral, 7 para ecossistema estuário e 5 para ecossistema de mangal.
3 Espécies Protegidas Prioritariamente Identificadas no Plano de Ação.
79 espécies de mamíferos, entre os quais há 60 com significado internacional e 19 com significado doméstico;
287 espécies de aves, entre as quais 58 são de espécies protegidas prioritárias e 229 endémicas protegidas;
12 répteis, entre os quais há 4 sob proteção de primeira classe e 8 sob proteção de segunda classe;
5 anfíbios, entre os quais há 3 sob proteção de primeira classe e 2 sob proteção de segunda classe;
28 peixes, entre os quais 10 sob proteção de primeira classe, 11 sob proteção de segunda classe e 7 sob proteção de terceira classe;
38 insetos, entre os quais 2 sob proteção de primeira classe, 11 sob proteção de segunda classe e 25 borboletas protegidas;
16 invertebrados marinhos, dos quais 2 sob protecção de primeira classe, 12 sob protecção de segunda classe e 2 para protecção de terceira classe;
151 plantas, das quais 6 pteridófitas, 17 plantas de gimnosperma e 128 angiospermas;
9 animais domesticados, incluindo 19 variedades;
18 locais para remanescentes de plantas silvestres, incluindo 15 parentes silvestres das culturas.
Estratégia nacional de conservação da biodiversidade e plano de ação
O Dia Mundial da Vida Selvagem é comemorado anualmente no dia 3 de março, o dia da assinatura da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES) em 1973. Dia Mundial da Vida Selvagem 2018, celebrado sob o tema & ldquo; Grandes felinos: predadores sob ameaça & rdquo ;.
Registre-se no Departamento de Resíduos da DEA.
Um Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos de Resíduos da Indústria (IIWTMP) para pneus inservíveis foi aprovado pelo Hon Ministro B E E Molewa em novembro de 2012 e tem sido implementado pela REDISA desde então. Desde então, a DEA estabeleceu o Departamento de Resíduos em termos da seção 34A (1) da Lei Nacional de Gestão Ambiental & ndash; Lei de Resíduos, 2008 (Lei Nº 59 de 2008).
Aviso geral sobre a decisão de alocação de permissões do BBWW e do WSCD 2017.
O Departamento de Assuntos Ambientais publicou um aviso geral para as decisões sobre a observação de baleias baseada em barcos (BBWW) e o mergulho em gaiola de tubarão branco (WSCD) permite o processo de alocação de 2017. Os avisos servem para definir os critérios, o processo e a metodologia as decisões sobre alocação de licenças nos setores BBWW e WSCD.
3ª Economia da Biodiversidade Indaba.
A 3ª Economia Nacional da Biodiversidade, Indaba, será realizada de 8 a 10 de março de 2018, na Província do Cabo Oriental. Este evento se concentrará principalmente em buscar construir as bases bem-sucedidas para realizar uma Plataforma Única de Comércio e Investimento da Economia da Biodiversidade na África.
Projecto de Plano de Gestão do Estuário do Rio Búfalo para comentários públicos.
A Ministra Edna Molewa publicou no dia 16 de fevereiro de 2018 no Aviso do Governo No. 116, no Diário Oficial do Governo No.41445, o esboço do Plano de Manejo do Rio Búfalo para comentários públicos. Os comentários públicos escritos devem ser enviados dentro de 30 dias da publicação do aviso.
Regulamentos da AIA ao solicitar o desenvolvimento de infraestruturas de redes elétricas e atividades de desenvolvimento de energias renováveis.
O Ministro Molewa, nos termos da seção 24 (5) (a) e (b) da NEMA, 1998 e a Regra 15 dos Regulamentos EIA, previam os procedimentos a serem seguidos na solicitação de atividades de desenvolvimento de infra-estrutura de redes elétricas e na solicitação de recursos renováveis. atividades de desenvolvimento energético.
Ministro Molewa nomeia a EAPA da África do Sul.
A Ministra Edna Molewa nomeou a Associação de Praticantes de Avaliação Ambiental da África do Sul (EAPASA) como a única autoridade de registro nos termos da Seção 24H da NEMA por um período de cinco anos, com vigência a partir de 08 de fevereiro de 2018.
20 de fevereiro de 2018 - O Departamento de Assuntos Ambientais (DEA) aplaudiu um grupo de Monitores Ambientais (EM), também conhecidos como Maeba (Doves), pelo seu trabalho impecável voltado para combater o flagelo da caça furtiva de rinocerontes na área de Hoedspruit. Com pelo menos 1 659 jovens sul-africanos a participarem no Programa de Monitores Ambientais.
20 de fevereiro de 2018 - A ministra do Meio Ambiente, Dra. Edna Molewa, publicou no dia 16 de fevereiro de 2018, publicado no Aviso do Governo No. 116 no Diário Oficial do Governo No. 41445 do Plano de Manejo do Rio Búfalo para comentário público. O EMP Buffalo River foi desenvolvido em termos de NEM: ICMA24 de 2008.
15 de fevereiro de 2018 - O Departamento de Assuntos Ambientais (DEA) mostrará o trabalho dos Monitores Ambientais (EM) em sua luta para conter o flagelo da caça de rinocerontes nas partes orientais do Parque Nacional Kruger, na fronteira com a área de Hoedspruit, em Limpopo. Com pelo menos 1 620 jovens sul-africanos participando do programa Monitores Ambientais em todo o país.
13 de fevereiro de 2018 - A Ministra de Assuntos Ambientais, Dr Edna Molewa nomeou a Associação de Praticantes de Avaliação Ambiental da África do Sul (EAPASA) como única autoridade de registro nos termos da Seção 24H da Lei Nacional de Gestão Ambiental (NEMA) por um período de cinco anos. anos, com vigência a partir de 08 de fevereiro de 2018.
12 de fevereiro de 2018 - O Departamento de Assuntos Ambientais dará as boas-vindas à SA Agulhas II, quando retornar da Antártica na terça-feira, 13 de fevereiro de 2018, no East Pier Quay, V & A Waterfront Cape Town. A bordo do navio estará a equipe de expedição do SANAE 56, a equipe de apoio do DEA.
Estratégia nacional de conservação da biodiversidade e plano de ação
A China estava tentando ativamente lidar com a questão revisando medidas de conservação, aperfeiçoando a legislação, aumentando o financiamento e incentivando a ampla participação do público, disse Wang Dehui, vice-diretor-geral do Departamento de Proteção Ambiental e Ecológica da Administração Estatal de Proteção Ambiental.
A vida selvagem estava diminuindo constantemente na China como resultado da degradação do habitat e da exploração excessiva. Das 640 espécies ameaçadas listadas pela International Endangered Species Trade Convention, 156, ou cerca de 25%, estavam na China, Wang disse em um workshop sobre o "Global Environmental Facility (GEF) e Environmental Protection Facility na China".
Ele disse que o ambiente da China também está sendo danificado por espécies exóticas invasoras, e as perdas econômicas anuais foram de mais de 50 bilhões de yuans (US $ 6,1 bilhões). De acordo com uma pesquisa preliminar, metade das 100 espécies menos invasoras do mundo listadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais entraram na China.
A China ficou em quarto lugar, depois dos Estados Unidos, Canadá e Argentina, na liberação de culturas transgênicas para o meio ambiente, incluindo experimentos de campo e produção comercial, causando um potencial crescente risco à biodiversidade, ao meio ambiente e à saúde humana, disse ele.
Wang disse que o oeste da China era a área de biodiversidade mais rica do país e que era globalmente importante, mas se tornou uma questão urgente para a China conservar a biodiversidade durante a construção após a implementação da Estratégia de Desenvolvimento da China Ocidental.
A China estava revisando seu Plano Nacional de Conservação da Biodiversidade, acrescentando novas regulamentações sobre biossegurança, espécies exóticas invasoras e acesso e participação nos recursos genéticos, em um esforço para incorporar a conservação da biodiversidade à exploração de recursos no oeste da China, construção econômica e desenvolvimento , ele disse.
O Plano Nacional de Décima Quinquenal (2001-2005) da China para Proteção Ambiental especificou um investimento de 50 bilhões de yuans (US $ 6,1 bilhões) para projetos prioritários de biodiversidade e meio ambiente, e 10 bilhões de yuans (US $ 1,2 bilhão) para fortalecer a capacidade básica nacional. edifício, disse Wang.
Estratégia de Biodiversidade e Plano de Ação para a Província de Yunnan: TA 46089.
A conservação da biodiversidade na República Popular da China (RPC) é conduzida no âmbito da Estratégia Nacional de Biodiversidade e Plano de Ação (NBSAP), 2011 - a 2030. A República Popular da China iniciou metas de conservação ambiciosas sob o seu NBSAP e exige que todas as províncias preparem BSAPs em nível provincial.
Província de Yunnan é um hotspot global de biodiversidade. Localizado no sudoeste da República Popular da China, ele suporta mais de 50% das espécies de plantas vasculares e da fauna de vertebrados da RPC, 16% de sua flora endêmica e 73% de seus animais prioritários protegidos (243 de 335 espécies). Os ecossistemas variam de florestas subtropicais de terras baixas a pantanais e glaciares de grande altitude. A província abrange partes das cabeceiras e partes inferiores dos seis principais rios: o Dulong (Irrawaddy), Lancang (Mekong), Nu Jiang (Salween), Jinsha (Changhong), Hong (Vermelho) e Nanpan (Pérola). Estes se estendem por mais de 1.000 km, através de outras províncias da República Popular da China ou das nações a jusante do Camboja, República Popular Democrática do Laos (Laos), Mianmar, Tailândia e Vietnã.
Como parte da sub-região do Grande Mekong (GMS), Yunnan compartilha mais de 4.000 km de fronteiras internacionais com Mianmar, Laos e Vietnã. Estas áreas e rios transfronteiriços suportam zonas húmidas e florestas globalmente significativas e fornecem serviços ecossistémicos críticos para mais de 100 milhões de pessoas. Yunnan tem um papel fundamental na manutenção de florestas regionais e recursos hídricos para a sub-região. Infelizmente, como está acontecendo em outros lugares nos GMs, o desenvolvimento econômico intensivo em Yunnan está resultando em perda e degradação de recursos naturais.
O BSAP de Yunnan, aprovado em 2013, esteve entre os primeiros do país. Apesar desse passo positivo, as análises das agências nacionais e das organizações da sociedade civil (OSCs) identificaram a necessidade de mais apoio técnico para fortalecer o BSAP.
O governo da República Popular da China solicitou apoio financeiro do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) e TA 46089-PRC: Estratégia de Biodiversidade e Plano de Ação para a Província de Yunnan foi implementada posteriormente, a partir de 2013 & ndash; 2014. O resultado esperado do projeto foi uma estrutura provincial estabelecida para a conservação da biodiversidade na província de Yunnan.
O projeto entregou três resultados: (i) análise e revisão técnica das prioridades de conservação biológica listadas no BSAP concluídas; (ii) Plano de Ação Quinquenal para o BSAP preparado; e (iii) fortalecimento da capacidade do governo em planejamento de conservação.
Uma equipe de consultores nacionais e internacionais foi recrutada e trabalhou em estreita colaboração com o Departamento de Proteção Ambiental de Yunnan (YEPD), uma ampla gama de agências provinciais e CSOs, e o ADB para revisar e fortalecer o BSAP. O financiamento foi fornecido pelo BAD e pelo Fundo Fiduciário de Multidoadores, no âmbito do Mecanismo de Parceria para Financiamento da Água. O projeto resultou em:
classificação abrangente das prioridades provinciais de conservação (mais de 340 flora, 240 fauna e 36 ecossistemas, foram avaliados); preparação do primeiro Plano de Ação Quinquenal de Yunnan para implementar o BSAP; análise em escala provincial dos impactos das mudanças climáticas na biodiversidade em Yunnan; três folhetos informativos sobre o BSAP, biodiversidade e mudanças climáticas; treinamento em conservação para mais de 220 funcionários de 21 departamentos; maior conscientização do BSAP; uma abordagem participativa que envolveu mais de 16 OSCs e várias agências governamentais; e estreita colaboração com o Programa de Meio Ambiente da Região da Sub-região do Grande Mekong (CEP).
A oportunidade de colaboração com o CEP foi reconhecida no início do planejamento do projeto e resultou em troca de informações, revisão conjunta de documentos, participação do CEP nas missões de revisão do TA e disseminação dos resultados do AT para os seis países do GMS. O TA foi concluído em dezembro de 2014. Desde então, o CEP continuou apoiando o YEPD com os resultados da AT, com base em algumas das Ações Prioritárias listadas no Plano de Ação Quinquenal, e continuando com o fornecimento de apoio técnico e financeiro para as atividades de AT. conservação da biodiversidade em Yunnan.
Data de publicação: 11 de maio de 2015.
Última atualização: 23 de abril de 2017.
Capacitação para Modelagem de Mudanças no Uso da Terra (2014–2017)
O uso da terra está mudando constantemente na sub-região do Grande Mekong. Ao mesmo tempo, os processos de planejamento do uso da terra são freqüentemente mal informados, arriscando decisões que podem levar a custos sociais e ambientais que superam os benefícios pretendidos.
Kunming Hosts Seminário de Capacitação sobre Modelagem de Mudanças no Uso da Terra.
Os planejadores de uso da terra em Yunnan foram apresentados a uma nova aplicação de modelagem de mudanças no uso da terra em um evento de conscientização e capacitação realizado em Kunming de 21 a 25 de setembro.
O software de modelagem CLUMondo ajuda os planejadores a projetar o tipo, a escala e a localização da demanda futura por terra. Quando combinada com outras ferramentas, como a Avaliação Espacial Multicritério, ela permite que as decisões de uso da terra equilibrem melhor considerações econômicas, sociais e ambientais.
Financiado pelo Programa de Meio Ambiente do GMS (CEP), uma versão melhorada do software foi desenvolvida recentemente e um programa de capacitação está sendo implementado para os seis países GMS.
Com o apoio do CEP, o Instituto de Ciências Ambientais de Yunnan (YIES) e a Universidade Livre de Amsterdã organizaram conjuntamente o seminário para apresentar o CLUMondo aos planejadores e tomadores de decisão de Yunnan e também para ampliar o entendimento sobre os benefícios das tecnologias de simulação de mudança do uso da terra.
O objetivo de longo prazo é desenvolver uma rede de instituições acadêmicas para fornecer apoio de modelagem a agências governamentais relevantes.
Cerca de 30 participantes participaram do seminário, incluindo representantes de:
YIES Yunnan Planejamento Urbano e Rural e Instituto de Design Instituto de Design da Província de Yunnan Instituto de Planejamento e Planejamento de Pesquisa Florestal de Yunnan, Administração Florestal Estatal de Pesquisa e Design Institute, Centro de Informações Geográficas Básicas de Yunnan, Centro de Avaliação de Engenharia Ambiental de Yunnan.
Centro de Operações do Ambiente GMS.
Os escritórios da Central World, 23rd Fl, 999/9 Rama 1 Road, Pathumwan, Bangkok, 10330 Tailândia.
A China estava tentando ativamente lidar com a questão revisando medidas de conservação, aperfeiçoando a legislação, aumentando o financiamento e incentivando a ampla participação do público, disse Wang Dehui, vice-diretor-geral do Departamento de Proteção Ambiental e Ecológica da Administração Estatal de Proteção Ambiental.
A vida selvagem estava diminuindo constantemente na China como resultado da degradação do habitat e da exploração excessiva. Das 640 espécies ameaçadas listadas pela International Endangered Species Trade Convention, 156, ou cerca de 25%, estavam na China, Wang disse em um workshop sobre o "Global Environmental Facility (GEF) e Environmental Protection Facility na China".
Ele disse que o ambiente da China também está sendo danificado por espécies exóticas invasoras, e as perdas econômicas anuais foram de mais de 50 bilhões de yuans (US $ 6,1 bilhões). De acordo com uma pesquisa preliminar, metade das 100 espécies menos invasoras do mundo listadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais entraram na China.
A China ficou em quarto lugar, depois dos Estados Unidos, Canadá e Argentina, na liberação de culturas transgênicas para o meio ambiente, incluindo experimentos de campo e produção comercial, causando um potencial crescente risco à biodiversidade, ao meio ambiente e à saúde humana, disse ele.
Wang disse que o oeste da China era a área de biodiversidade mais rica do país e que era globalmente importante, mas se tornou uma questão urgente para a China conservar a biodiversidade durante a construção após a implementação da Estratégia de Desenvolvimento da China Ocidental.
A China estava revisando seu Plano Nacional de Conservação da Biodiversidade, acrescentando novas regulamentações sobre biossegurança, espécies exóticas invasoras e acesso e participação nos recursos genéticos, em um esforço para incorporar a conservação da biodiversidade à exploração de recursos no oeste da China, construção econômica e desenvolvimento , ele disse.
O Plano Nacional de Décima Quinquenal (2001-2005) da China para Proteção Ambiental especificou um investimento de 50 bilhões de yuans (US $ 6,1 bilhões) para projetos prioritários de biodiversidade e meio ambiente, e 10 bilhões de yuans (US $ 1,2 bilhão) para fortalecer a capacidade básica nacional. edifício, disse Wang.
Estratégia de Biodiversidade e Plano de Ação para a Província de Yunnan: TA 46089.
A conservação da biodiversidade na República Popular da China (RPC) é conduzida no âmbito da Estratégia Nacional de Biodiversidade e Plano de Ação (NBSAP), 2011 - a 2030. A República Popular da China iniciou metas de conservação ambiciosas sob o seu NBSAP e exige que todas as províncias preparem BSAPs em nível provincial.
Província de Yunnan é um hotspot global de biodiversidade. Localizado no sudoeste da República Popular da China, ele suporta mais de 50% das espécies de plantas vasculares e da fauna de vertebrados da RPC, 16% de sua flora endêmica e 73% de seus animais prioritários protegidos (243 de 335 espécies). Os ecossistemas variam de florestas subtropicais de terras baixas a pantanais e glaciares de grande altitude. A província abrange partes das cabeceiras e partes inferiores dos seis principais rios: o Dulong (Irrawaddy), Lancang (Mekong), Nu Jiang (Salween), Jinsha (Changhong), Hong (Vermelho) e Nanpan (Pérola). Estes se estendem por mais de 1.000 km, através de outras províncias da República Popular da China ou das nações a jusante do Camboja, República Popular Democrática do Laos (Laos), Mianmar, Tailândia e Vietnã.
Como parte da sub-região do Grande Mekong (GMS), Yunnan compartilha mais de 4.000 km de fronteiras internacionais com Mianmar, Laos e Vietnã. Estas áreas e rios transfronteiriços suportam zonas húmidas e florestas globalmente significativas e fornecem serviços ecossistémicos críticos para mais de 100 milhões de pessoas. Yunnan tem um papel fundamental na manutenção de florestas regionais e recursos hídricos para a sub-região. Infelizmente, como está acontecendo em outros lugares nos GMs, o desenvolvimento econômico intensivo em Yunnan está resultando em perda e degradação de recursos naturais.
O BSAP de Yunnan, aprovado em 2013, esteve entre os primeiros do país. Apesar desse passo positivo, as análises das agências nacionais e das organizações da sociedade civil (OSCs) identificaram a necessidade de mais apoio técnico para fortalecer o BSAP.
O governo da República Popular da China solicitou apoio financeiro do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) e TA 46089-PRC: Estratégia de Biodiversidade e Plano de Ação para a Província de Yunnan foi implementada posteriormente, a partir de 2013 & ndash; 2014. O resultado esperado do projeto foi uma estrutura provincial estabelecida para a conservação da biodiversidade na província de Yunnan.
O projeto entregou três resultados: (i) análise e revisão técnica das prioridades de conservação biológica listadas no BSAP concluídas; (ii) Plano de Ação Quinquenal para o BSAP preparado; e (iii) fortalecimento da capacidade do governo em planejamento de conservação.
Uma equipe de consultores nacionais e internacionais foi recrutada e trabalhou em estreita colaboração com o Departamento de Proteção Ambiental de Yunnan (YEPD), uma ampla gama de agências provinciais e CSOs, e o ADB para revisar e fortalecer o BSAP. O financiamento foi fornecido pelo BAD e pelo Fundo Fiduciário de Multidoadores, no âmbito do Mecanismo de Parceria para Financiamento da Água. O projeto resultou em:
classificação abrangente das prioridades provinciais de conservação (mais de 340 flora, 240 fauna e 36 ecossistemas, foram avaliados); preparação do primeiro Plano de Ação Quinquenal de Yunnan para implementar o BSAP; análise em escala provincial dos impactos das mudanças climáticas na biodiversidade em Yunnan; três folhetos informativos sobre o BSAP, biodiversidade e mudanças climáticas; treinamento em conservação para mais de 220 funcionários de 21 departamentos; maior conscientização do BSAP; uma abordagem participativa que envolveu mais de 16 OSCs e várias agências governamentais; e estreita colaboração com o Programa de Meio Ambiente da Região da Sub-região do Grande Mekong (CEP).
A oportunidade de colaboração com o CEP foi reconhecida no início do planejamento do projeto e resultou em troca de informações, revisão conjunta de documentos, participação do CEP nas missões de revisão do TA e disseminação dos resultados do AT para os seis países do GMS. O TA foi concluído em dezembro de 2014. Desde então, o CEP continuou apoiando o YEPD com os resultados da AT, com base em algumas das Ações Prioritárias listadas no Plano de Ação Quinquenal, e continuando com o fornecimento de apoio técnico e financeiro para as atividades de AT. conservação da biodiversidade em Yunnan.
Data de publicação: 11 de maio de 2015.
Última atualização: 23 de abril de 2017.
Capacitação para Modelagem de Mudanças no Uso da Terra (2014–2017)
O uso da terra está mudando constantemente na sub-região do Grande Mekong. Ao mesmo tempo, os processos de planejamento do uso da terra são freqüentemente mal informados, arriscando decisões que podem levar a custos sociais e ambientais que superam os benefícios pretendidos.
Kunming Hosts Seminário de Capacitação sobre Modelagem de Mudanças no Uso da Terra.
Os planejadores de uso da terra em Yunnan foram apresentados a uma nova aplicação de modelagem de mudanças no uso da terra em um evento de conscientização e capacitação realizado em Kunming de 21 a 25 de setembro.
O software de modelagem CLUMondo ajuda os planejadores a projetar o tipo, a escala e a localização da demanda futura por terra. Quando combinada com outras ferramentas, como a Avaliação Espacial Multicritério, ela permite que as decisões de uso da terra equilibrem melhor considerações econômicas, sociais e ambientais.
Financiado pelo Programa de Meio Ambiente do GMS (CEP), uma versão melhorada do software foi desenvolvida recentemente e um programa de capacitação está sendo implementado para os seis países GMS.
Com o apoio do CEP, o Instituto de Ciências Ambientais de Yunnan (YIES) e a Universidade Livre de Amsterdã organizaram conjuntamente o seminário para apresentar o CLUMondo aos planejadores e tomadores de decisão de Yunnan e também para ampliar o entendimento sobre os benefícios das tecnologias de simulação de mudança do uso da terra.
O objetivo de longo prazo é desenvolver uma rede de instituições acadêmicas para fornecer apoio de modelagem a agências governamentais relevantes.
Cerca de 30 participantes participaram do seminário, incluindo representantes de:
YIES Yunnan Planejamento Urbano e Rural e Instituto de Design Instituto de Design da Província de Yunnan Instituto de Planejamento e Planejamento de Pesquisa Florestal de Yunnan, Administração Florestal Estatal de Pesquisa e Design Institute, Centro de Informações Geográficas Básicas de Yunnan, Centro de Avaliação de Engenharia Ambiental de Yunnan.
Centro de Operações do Ambiente GMS.
Os escritórios da Central World, 23rd Fl, 999/9 Rama 1 Road, Pathumwan, Bangkok, 10330 Tailândia.
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